Por que usar vídeos online na educação corporativa?

1. Para facilitar a compreensão e retenção do conteúdo

O vídeo é um formato que facilita a compreensão e retenção do conteúdo. Não somente pela associação entre imagens, sons e textos. Mas a possibilidade de pausar, voltar e rever o vídeo quantas vezes e quando quiser é de grande ajuda para os colaboradores, que podem consultar o material sempre que preciso.

2. Para reduzir custos

Treinamentos presenciais podem gerar custos que são pesados para muitas empresas. Alguns deles envolvem a contratação de um profissional para conduzir o treinamento, passagens aéreas, transporte, hospedagem e outras despesas necessárias para reunir colaboradores de diferentes unidades, locação de espaço e serviço de buffet (caso seja em um local externo), entre outros. Materiais impressos também exigem custos de impressão e distribuição.

3. Para melhorar a gestão do tempo e ampliar o alcance

Uma das maiores dificuldades para quem organiza um treinamento empresarial é encontrar uma data em que todos possam participar. Às vezes, tem gente que acaba ficando de fora do treinamento por falta de disponibilidade. Quem vai conduzir o treinamento também precisa de tempo para se preparar e agendar as sessões.

4. Para padronizar o conteúdo

Se há mais de uma pessoa responsável por conduzir os treinamentos ou se eles se dão por meio de orientações diretas dos supervisores para as suas equipes, a chance de gerar distorções na mensagem é grande. Isso porque cada pessoa tem uma maneira de falar, e o boca a boca pode causar diferentes interpretações.

5. Para explorar diferentes maneiras de comunicar uma mensagem

Uma palavra que descreve bem o conteúdo em vídeo é versatilidade. O vídeo permite que você experimente diversas maneiras de transmitir sua mensagem. Pode ser com uma gravação tradicional, uma animação, uma entrevista, uma transmissão ao vivo… A possibilidade de utilizar imagens e gráficos também é um grande diferencial, especialmente para explicar conteúdos técnicos ou mais complexos.

6. Para engajar os colaboradores

O vídeo, por si, só, já é um formato que atrai os espectadores. Tanto por ser dinâmico e de fácil consumo, quanto por ser tão utilizado no dia a dia. Uma pesquisa da Forrester Research apontou que, em geral, os funcionários de uma empresa são 75% mais propensos a assistir a um vídeo de que ler documentos, e-mails ou artigos online.

7. Para criar conteúdos acessíveis

Se a sua empresa possui colaboradores com deficiência visual ou auditiva, os vídeos online ajudam a realizar treinamentos acessíveis. É possível criar versões do conteúdo com audiodescrição para deficientes visuais. Já para os deficientes auditivos, as legendas e a tradução em Libras são ideais para a compreensão da mensagem.

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